O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes realiza nesta quinta-feira, 6 de outubro, a partir das 8h00, na zona leste da capital, o segundo ato de mobilização da Campanha Salarial 2011.
A manifestação reunirá trabalhadores das regiões leste e norte da capital na Ilha do Sapo, localizada no triângulo das avenidas Arno com Presidente Costa Pereira e Presidente Almeida Couto, na Mooca.
O primeiro ato foi realizado na zona sul e reuniu cerca de 10 mil trabalhadores de várias fábricas das regiões sul e oeste.
O presidente do Sindicato, Miguel Torres, afirmou que, além de mobilizar os trabalhadores, os atos servem para alertar os empresários, de que o grupo patronal que emperrar as negociações vai ter as empresas paralisadas.
“Não vamos aceitar que os patrões coloquem a crise na mesa de negociação. Se até 30 de outubro não tivermos uma proposta digna, entraremos em greve na primeira semana de novembro”, disse Miguel. A proposta foi aprovada pelos trabalhadores.
A pauta de reivindicações da categoria está sendo entregue esta semana aos sindicatos patronais. Reivindicações: aumento real de salário (o percentual será definido no processo de negociação e vai depender da inflação), valorização do piso, redução da jornada de trabalho, PLR para todos e benefícios sociais, como: estabilidade aos acidentados e portadores de doenças profissionais, licença-maternidade de 180 dias, vale-cultura e inclusão digital da categoria.
Data-base: 1º de novembro. A Campanha Salarial 2011 é unificada e envolve cerca de 800 mil trabalhadores, representados por 54 sindicatos metalúrgicos ligados à Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo e à Força Sindical.
www.metalurgicos.org.br