Jaélcio Santana
Eliseu Costa, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí
Metalúrgicos de Jundiaí realizaram ato de mobilização da Campanha Salarial neste dia 8 de outubro (quinta-feira).
Com o objetivo de intensificar a Campanha Salarial 2009 e pressionar os empresários a apresentar uma contraproposta às reivindicações da categoria, o Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí/SP realizou nesta quinta-feira (8) uma série de assembleias nas maiores empresas do setor na região.
Jaélcio Santana
Paulinho, presidente da Força Sindical
A manifestação contou com o reforço da Força Sindical, do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e de sindicalistas de diversas outras cidades, ligados à Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo.
A nossa data-base é novembro, mas neste ano a campanha começou bem mais cedo este ano para intensificar a mobilização.
Jaélcio Santana
Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo
“Sabíamos que os patrões iriam querer usar a crise como justificativa para dificultar as negociações, mas os números mostram que o Brasil e a indústria metalúrgica têm condições de avançar, de crescer. Por isto, se até o dia 15 de outubro não houver uma posição melhor, vamos realizar assembleia-geral no dia 16 (sexta-feira), no Palácio do Trabalhador, e colocar em votação proposta de greve a partir do próximo dia 19”, afirma Miguel Torres, presidente do nosso Sindicato e vice-presidente da Força Sindical.
As manifestações desta quinta-feira foram concentradas nas maiores empresas metalúrgicas da região de Jundiaí com assembleias na CBC (Jundiaí), Takata Petri (Jundiaí) e THYSSENKRUPP (Campo Limpo Paulista).
Jaélcio Santana
Cláudio Magrão, presidende da Federação dos Metalúrgicos do Estado de SP
Reivindicações
A categoria reivindica 10% de aumento salarial (reposição da inflação + aumento real), piso salarial único, jornada de 40h semanais e estabilidade para os acidentados no trabalho e portadores de doenças profissionais, entre outros itens.
Já tivemos atos na zona sul de São Paulo, em Santo André, em Mogi das Cruzes, em Guarulhos e na zona leste de São Paulo, entre outras regiões da capital e cidades do Estado de SP.
A Campanha Salarial 2009 é unificada com outros 52 sindicatos de metalúrgicos do Estado, filiados à Força Sindical, e envolve cerca de 800 mil trabalhadores.
Nesta sexta-feira, 9 de outubro,
a principal mobilização será com
os trabalhadores da zona oeste/norte
de São Paulo, na Estrada Turística
do Jaraguá, 396, Pirituba, em frente
às empresas Combustol e Metalpó