A Associação Eremim, de Osasco, é a vencedora da categoria porte médio da etapa nacional da 10ª edição do Prêmio Itaú-Unicef, que contempla projetos sociais na área de educação integral. A cerimônia de premiação aconteceu no auditório do Parque Ibirapuera na quinta-feira, 28.
A organização, que é uma iniciativa do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, concorreu a premiação com o projeto “Comunidade do Ere – Fazendo Arte com Criatividade”. A partir dos princípios da educação popular, o projeto estimula o desenvolvimento de habilidades individuais, coletivas e sustentáveis. As atividades colocam os participantes em contato com a arte e estimulam a criatividade, a participação social e o respeito às diferenças.
Para o presidente do Sindicato, Jorge Nazareno, o Prêmio reconhece o trabalho da ONG. “Comprova que estamos no caminho certo na forma de conduzir os trabalhos. Além disso, expressa a dedicação dos educadores da Associação, que trabalham pela Formação das crianças e jovens”, enfatizou.
A coordenadora do Eremim, Valclécia Trindade, avalia que o reconhecimento mostra que a transformação da sociedade é possível. “Estamos construindo caminhos e instrumentos para que a transformação social aconteça, para que o cada educando seja protagonista de sua história”, ressaltou.
Premiação – Esta edição do Prêmio Itaú-Unicef contou com 2.713 inscrições, distribuídas em 25 estados e Distrito Federal. Na etapa regional, foram selecionados quatro projetos por região nas categorias grande, médio, pequeno e micro porte. O Eremim foi um dos vencedores desta fase e conquistou a oportunidade de participar da etapa nacional da premiação.
Trajetória do Eremim
Criado em 1999, o Eremim é fruto do compromisso político e social do Sindicato. Ao longo desses anos, centenas de famílias foram alcançadas e o trabalho foi ganhando força. Ao ano, são atendidos 250 crianças e jovens, e indiretamente 3 mil famílias.
De modo geral, as atividades que crianças e adolescentes participam no Eremim envolvem arte, cultura, recreação e lazer. Para os jovens, ainda tem uma formação para o trabalho. Tudo isso, pautado pela metodologia e concepção da Educação de Paulo Freire.
Atuação que cada vez mais é reconhecida. Em 2011, na 9ª edição do prêmio Itaú-Unicef, a Associação foi certificada como semifinalista regional, com o projeto “Comunidade do Ere Crescendo e Educando”. Em 2005, na 6ª edição, conquistou o terceiro lugar nacional, com o projeto “Eremim, tecendo novos caminhos” e, em 2003, na 5ª Edição recebeu uma Menção honrosa pelo projeto “Muitos lugares para aprender”.
Além destas premiações, a Associação recebeu o apoio do Criança Esperança.
Foto: Joicy Costim
Nas redes sociais: www.facebook.com.br/sindmetal @sindmetalosasco
Por Cristiane Alves
ASSESSORIA DE IMPRENSA