Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Assembleias e palestras marcam dia contra acidentes


Mobilização na Peal. Foto: Márcio Monteiro

Assembleias em cinco fábricas, ato no Centro de Guarulhos e manifestação na Força Sindical, em São Paulo, marcaram a celebração do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho promovida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região.


Mobilização na Elmactron. Foto: Anilton Arizate


Entre as 7 e 8 horas, o Sindicato realizou assembleias e distribuiu boletim alusivo ao 28 de abril nas empresas Carmar, TecnoForma, Peal, Celtec e Elmactron. O diretor de Saúde e Segurança, Helenildo Queiroz dos Santos (Nildo), explica: “A luta contra acidentes é tradição do Sindicato. O 28 de abril é uma data que nunca passa em branco”.


Barraca Ação por Saúde e Segurança. Foto: Márcio Monteiro

 

Barraca – Ainda na manhã, o Sindicato participou de ação por saúde e segurança no calçadão de Guarulhos, onde o Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) instalou barraca, disponibilizando profissionais de saúde e orientações aos cidadãos. Além dos Metalúrgicos, participaram os Sindicatos dos Químicos e Servidores Municipais.

 

José Barreto dos Santos, trabalhador da Bardella, que visitou a barraca, afirma: “Esse tipo de iniciativa presta um importante serviço à população”.

 

Por João Franzin

agenciasindical@agenciasindical.com.br

www.metalurgico.org.br

 

Encontro na Força Sindical

 

Para lembrar as vítimas de acidentes e doenças do trabalho, a Força Sindical  também realizou nesta terça-feira, 28 de abril, eventos com a participação de trabalhadores, cipeiros, sindicalistas, técnicos em Segurança e Saúde do Trabalhadores, estudantes e público em geral.

Um encontro ocorreu no Auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, no Palácio do Trabalhador, na Liberdade, com as seguintes palestras:

* Os impactos da crise econômica para a Saúde do Trabalhador.

* Sofrimento e Prazer no Trabalho (abordando a relação entre Saúde Mental e trabalho).

Na ocasião foi lançado um “Manifesto em Memória das Vítimas de Acidentes e Adoecimentos em decorrência do Trabalho” e realizado um ato para fortalecer a organização dos trabalhadores e concentrar forças na luta contra o trabalho degradante e perigoso.

Origem da data: a data, 28 de abril, teve origem em 1969, quando 78 mineiros morreram após explosão na mina de Farmington, no Estado da Virginia, nos Estados Unidos.

valgomes@metalurgicos.org.br

Val Gomes (11) 3388-1060
www.cntm.org.br