Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Gravataí/RS

Assembleias de trabalhadores da GM aprovam pauta de reivindicação do PPR 2016

Os encontros promovidos pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí nesta terça-feira (26/04), deram início ao processo de negociação, com a montadora, do Plano de Participação de Resultados.

Nas assembleias realizadas nesta terça-feira (26/04), às 5h30min e às 15h, os trabalhadores da unidade da General Motors em Gravataí aprovaram a pauta de reivindicação do Plano de Participação de Resultados (PPR) 2016 apresentada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí (SINMGRA) e que será encaminhada à direção da montadora.

A proposta aprovada prevê a negociação do valor obtido em 2015, em torno de R$ 10,7 mil, após uma série de tratativas, mais a inflação do período. Inicialmente, o valor obtido no último ano era de até R$ 14 mil, no caso de todas as metas serem atingidas, o que acabou não ocorrendo pela queda na produção e nas vendas da planta, responsável por 60% do volume de veículos montados pela GM no Brasil.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Valcir Ascari, agora terá início o período de negociação com a direção da montadora, e a entidade está fortemente determinada a defender os interesses dos trabalhadores pela pauta aprovada por eles.

– Os companheiros aprovaram a pauta apresentada pelo Sindicato e nós vamos batalhar para conseguir viabilizar essa solicitação junto a General Motors. Sabemos que a mobilização de todos nos deixa com maior poder de negociação e com força para reivindicar um PPR que traga dinheiro no bolso e dignidade para os trabalhadores da GM em Gravataí – enfatiza Ascari.

Segundo o dirigente, mesmo que a situação do país seja difícil, os trabalhadores não podem pagar por algo que não criaram, ou seja, a queda nas vendas do setor automotivo. Pelo contrário, a unidade de Gravataí é responsável pela fabricação do veículo mais vendido do Brasil, o Onix. E o benefício do PPR lhes garante uma injeção financeira que os ajuda a equilibrar o orçamento doméstico e dar um fôlego para a tão combalida economia do município.

Redação: César Moraes
Coordenação: Marcelo Matusiak