Jaélcio Santana
Miguel Torres,diretores e assessores do Sindicato e trabalhadores mobilizados
O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes realizou nesta quarta-feira, dia 3, uma grande assembleia com centenas de trabalhadores de várias fábricas da zona leste da capital.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de mobilização para o 11º Congresso da categoria, que será realizado nos dias 17, 18 e 19 deste mês, no Palácio do Trabalhador (rua Galvão Bueno, 782, Liberdade, São Paulo).
O evento tem como tema “Emprego, Direitos, Cidadania” e deve reunir cerca de 1.200 delegados e ativistas.
A assembleia desta quarta-feira foi coordenada pelo presidente do Sindicato, Miguel Torres, na rua Cadiriri, Mooca, zona leste, com o apoio e participação dos diretores do Sindicato e dirigentes sindicais de outras categorias.
O Sindicato já realizou no mês de maio quatro grandes plenárias preparatórias do 11º Congresso com delegados sindicais e ativistas da categoria. As reuniões foram realizadas em todas as sextas-feiras do mês com trabalhadores de cada região da capital, no Palácio do Trabalhador, e, no dia 29, em Mogi das Cruzes.
Jaélcio Santana
Miguel Torres, presidente do Sindicato, e os diretores Leninha e Luisinho
Congresso é momento de consulta, debate e decisões da base. É esta participação que vai dar o rumo para nossas futuras ações sindicais, cidadãs e políticas, inclusive a campanha salarial deste ano.
Sobre este tema, Miguel Torres disse aos trabalhadores que será uma campanha salarial difícil, principalmente em função da atual crise financeira global. “Se continuarmos mobilizados e unidos, porém, teremos mais força para enfrentar este desafio e conquistar um bom reajuste salarial, com aumento real, e garantir os benefícios da Convenção Coletiva e ampliar nossas conquistas”, salienta o presidente do Sindicato.
Já sobre o tema Enfrentamento e superação da crise, Miguel Torres afirmou que diante dos efeitos negativos da crise financeira global em nosso País, o movimento sindical mobilizou-se para defender os direitos dos trabalhadores e exigir alternativas às demissões.
Neste período, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes fechou acordos para garantir o emprego de mais de 16 mil trabalhadores, atuou junto ao Banco Central para a diminuição das taxas de juros e buscou junto ao Governo Federal a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para a linha branca, de eletrodomésticos, entre outras ações.
“Nosso objetivo é definir no Congresso os próximos passos para enfrentarmos e superamos a crise, continuarmos garantindo os empregos no setor metalúrgico e colaborarmos com o crescimento econômico do País, com geração de novos postos de trabalho, melhores salários, distribuição de renda e justiça social”, finaliza Miguel Torres.
PRÓXIMAS ASSEMBLEIAS DE MOBILIZAÇÃO
Dia 4 de junho, 5ª feira:
– às 7h, na Daihatsu (Taiff), fabricante de secador de cabelo, Avenida das Nações Unidas, 21.314, Socorro, zona sul.
– às 14h, na Filsan Engenharia Mecânica, rua Frederico E. Jr, 230, bloco A, Vila Albertina, zona norte.
Cinco teses nortearão o 11º Congresso da categoria:
1) Enfrentamento e superação da crise econômica global
2) Ação sindical e Saúde e Segurança do Trabalhador
3) Sindicato, cidadania e ação política
4) Campanhas salariais
5) Comunicação com a base e atendimento à categoria
Jaélcio Santana
Trabalhador segura cartaz oficial do Congresso da categoria
Por Val Gomes e Débora Gonçalves
www.metalurgicos.org.br