Os cerca de 200 metalúrgicos e metalúrgicas que marcaram presença no primeiro seminário da Campanha Salarial 2009, no sábado, 15, na sede, mostraram que disposição de luta não vai faltar neste ano.
Eduardo Metroviche
Jorginho, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco
Eles indicaram uma série de reivindicações que irão somar àquelas já sugeridas por outros companheiros do Estado de São Paulo e se prontificaram a participar da mobilização para conquistar o reajuste e ampliar os direitos da Convenção Coletiva.
Eduardo Metroviche
Os trabalhadores analisaram todos os itens da nossa Convenção Coletiva e, a partir disso, indicaram o que precisa ser melhorado e os direitos que precisam ser incluídos.
Esse trabalho também foi uma forma de muitos companheiros e companheiras aprofundarem seus conhecimentos sobre a Convenção. “Foi muito bom porque falamos de muitas cláusulas que às vezes a gente não observa no dia-a-dia”, avaliou uma companheira de Vargem Grande Paulista. “Deu para tirar muitas dúvidas. Ajudou a conhecer melhor a Convenção”, completou um companheiro de Barueri.
800 mil na luta – Na quarta-feira, 12, representantes dos 56 sindicatos metalúrgicos se reuniram na Federação dos Metalúrgicos para definir o cronograma e dar a largada na Campanha, que envolve cerca de 800 mil companheiros espalhados por todo o Estado. A entrega da pauta aos grupos patronais na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) foi marcada para quinta-feira, 27.
Algumas das contribuições dos metalúrgicos de Osasco à pauta
– Redução da jornada para 40 horas;
– Aplicação da Convenção 158 (contra demissões imotivadas);
– Hora extra de 100% do valor da hora normal;
– Punição às empresas que não negociarem PLR;
– Redução do percentual descontado devido ao fornecimento de vale transporte;
– Extensão aos homens da cláusula sobre prevenção ao câncer;
– Incentivo para realização de cursos e de faculdade.
Pauta será aprovada nesta quinta
A próxima etapa da Campanha é nesta quinta-feira, 20, com a assembléia de aprovação da pauta, na sede a partir das 19h.
Participe e venha dar seu respaldo às reivindicações e mostrar sua disposição de luta.
Por Cristiane Alves
Jornalista