Realizada na manhã desta terça, 12, em Praia Grande/SP, a Assembleia do Conselho de Representantes da CNTM aprovou o balanço de ações da Confederação em 2016 e a previsão orçamentária para 2018.
Depois, os presidentes das Federações filiadas à CNTM e diretores da entidade usaram a tribuna do auditório do Centro de Lazer dos Metalúrgicos de São Paulo para defender um forte trabalho junto às bases metalúrgicas, fazendo sindicalização e conquistando companheiros para a luta sindical em defesa dos direitos e interesses da classe trabalhadora.
Miguel Torres, presidente da CNTM, destacou as ações de resistência aos ataques aos direitos, a união dos sindicatos, a importância do Dieese, do Diap, da Imprensa Sindical, da memória sindical e dos jurídicos das entidades para o fortalecimento do movimento sindical contra a crise e contra os ataques aos direitos e em defesa da retomada do desenvolvimento do País e das riquezas e soberania nacional.
Uma moção de repúdio da CNTM foi aprovada contra as práticas antissindicais e demissões de dirigentes sindicais pela GM de São José dos Campos/SP, contra os acidentes e mortes da Gerdau de Ouro Branco/MG e contra a atitude da Mitsubishi de Catalão/GO de criar comissão de trabalhadores sem a participação do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão.
Foram divulgados também o 14 de Setembro Dia Nacional de Lutas, Protestos e Greves contra o fim dos direitos, do movimento Brasil Metalúrgico, a ser realizado nesta quinta, e o abaixo-assinado do FST (Fórum Sindical dos Trabalhadores) para um projeto de iniciativa popular de revogação da reforma Trabalhista.
Miguel Torres, presidente da CNTM, na Assembleia da CNTM
Gérson, João Guilherme e Verlaine
Seminário – logo após as palestras de Marcos Verlaine, jornalista do DIAP, e de João Guilherme, consultor sindical de entidades de trabalhadores, os 250 participantes do evento (dirigentes metalúrgicos, advogados e observadores) acompanharam o trabalho “reforma Trabalhista e Sindicalismo”, com o procurador regional do trabalho da 7ª região, Gérson Marques. Confira o conteúdo da palestra nos seguintes pdfs:
Processo do Trabalho, alterações Reforma Trabalhista
Organização e custeio Sindical (Reforma Trabalhista)
Aplicação do Direito do Trabalho, interpretação Lei 13.467
Negociação coletiva na Reforma Trabalhista, trabalhadores
Texto: Val Gomes (Redação CNTM) Fotos: Paulo Segura (Box Mídia)