Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Internacional

Argentina reajusta em 25% o salário mínimo do país

Valor Econômico

Por Dow Jones Newswires

BUENOS AIRES – O ministério do Trabalho da Argentina, representantes das empresas e dos trabalhadores firmaram acordo na noite desta terça-feira para elevar o salário mínimo do país em 25%, para 2.875 pesos argentinos, o equivalente a US$ 620, por mês. O aumento, que será concedido em duas parcelas, é anunciado no momento em que lideranças sindicais do país alegam que a elevada inflação do país está corroendo o poder de compra dos trabalhadores.

A primeira parcela do aumento será concedida no próximo mês e o complemento, em fevereiro. Neste ano, as negociações entre governo e trabalhadores ocorreram em meio a um racha no movimento sindical, parte do qual apoia o governo e parte a ele se opõe. Economistas estabelecidos na Argentina avaliam que os elevados reajustes concedidos no país são um reconhecimento tácito do governo de que a inflação é  mais alta do que se admite publicamente.

Com a desaceleração da economia, os aumentos devem pressionar os custos operacionais das empresas do país, afetando sua competitividade tanto no nível doméstico como internacional.

(Dow Jones Newswires)