Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Cultura

Agência Sindical exibe filme Jango

Sexta, 13, o Comício da Central do Brasil – das “reformas de base” – completa 52 anos. Para marcar a data, o Instituto Presidente João Goulart, com apoio da Agência Sindical, exibirá o filme “Jango”, de Sílvio Tendler, lançado em 1984.

Segundo Tendler: “Jango é sobre justiça social, o voto do analfabeto, o controle da remessa de lucros, as reformas agrária, tributária e urbana”. Resenha da obra diz: “Tendler não se limita, na montagem dos documentos, ao golpe em si. Utiliza-se da personalidade de Jango para inserir uma colagem de imagens históricas do regime militar. A repressão às passeatas após 68 e o período de terror que marcaram o governo Médici são o ponto forte. A brutalidade das imagens até então não havia sido explorada pelo cinema brasileiro. As cenas do documentário ainda mantêm seu impacto”.

João Franzin, jornalista da Agência Sindical e idealizador da iniciativa, afirma: “A ideia é reunir um grupo de amigos e simpatizantes do trabalhismo para assistir ao filme e debater o legado de Jango, que a meu ver mantém sua atualidade”.

Local – Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.

Rua Rego Freitas, 454, 8º andar, Centro, SP (perto da Igreja da Consolação).

Telefone 3159.1585. Horário: 19 horas. Tratar com Dani ou Altamiro Borges.

Contatos – Na Agência Sindical, telefones 3231.3453 e 3255.6559, com Ângela ou Donizete.

Leia mais sobre o filme Jango aqui