Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

1917-2017

A Revolução Russa: a grande ruptura de 1917

“A Revolução Russa de 1917 aconteceu em meio à Primeira Guerra Mundial. A Rússia dos czares, atrasada em relação à industrialização estava despreparada para uma guerra moderna, como o foi a Primeira Grande Guerra.

Em 1917, a burguesia russa tomou o poder durante alguns meses; mas não conseguiu manter-se nele, pois já havia uma classe operária organizada nas grandes cidades. Em novembro de 1917, o proletariado assume a frente do processo histórico que mudaria a história russa. A revolução já não é burguesa, mas proletária.

Estabelecida a ruptura social e política, uma das tarefas principais seria consolidar a nova ordem, bem como combater o atraso histórico em que se encontrava a Rússia dos czares.”

Carlos Guilherme Mota
História Moderna e Contemporânea – Editora Moderna

Cronologia 1917

27 de fevereiro: movimento insurrecional ganha as ruas; cai o czarismo. De 17 de março a 15 de maio: Governo Provisório. 4 de maio: I Congresso Panrusso dos Camponeses. Junho: I Congresso Panrusso dos Sovietes de Soldados e Camponeses. Agosto/setembro: insurreição camponesa. 24/25 de outubro: insurreição geral. Os revolucionários tomam os principais centros da capital. Cria-se o Conselho de Comissários do Povo, presidido por Lênin.