Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Artigo

A importância do nosso voto para o Brasil

Neste domingo, 30 de outubro, nós vamos às urnas votar no segundo turno para Governador de SP e Presidente da República. É importante que todos participem, pois votar é um direito conquistado com muitas lutas no passado para que possamos hoje continuar exercendo este direito democrático e expressando a nossa cidadania.

Temos um lado, o da classe trabalhadora, por isso repudiamos a intenção do ministro da Economia do atual governo, Paulo Guedes, de acabar com o reajuste do salário mínimo e prejudicar milhões de trabalhadores, pensionistas e aposentados. Exigimos aumento real para o salário mínimo e aposentadorias dignas que garantam qualidade de vida para todos e todas.

E estamos do lado da vida, por isso não iremos esquecer que milhares de pessoas não tiveram a chance de se vacinar a tempo contra a covid, principalmente por conta do negacionismo do governo, do atraso na aquisição, organização e distribuição de vacinas e da falta de um incentivo oficial à vacinação e de um reconhecimento aos conhecimentos da ciência.

O voto é livre e secreto. É um direito fundamental de liberdade de consciência e de orientação política do cidadão trabalhador. Ninguém, portanto, pode obrigar ou pressionar alguém a votar num determinado candidato. Os patrões ou chefes que fizerem isso nas empresas estão cometendo assédio eleitoral, que é crime e pode causar penas de reclusão e multas.

Participe e incentive a participação de todos e todas na eleição deste domingo. Dia de eleição é uma celebração da Democracia!

Francisco Sales Gabriel Fernandes, o Chico
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Mococa e Região e vice-presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo