Escrito por Michele Loureiro
Os trabalhadores da Eluma, fabricante de tubos e barras de metal, com duas unidades em Santo André, podem ter acordo salarial diferenciado na categoria metalúrgica.
O Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá realiza reunião com a diretoria da empresa para tentar acordo individual. “Já iniciamos as negociações e vamos esperar proposta da companhia, mas não vamos aceitar acordo inferior a 9% de reajuste salarial e abono no valor de R$ 800”, afirma o vice-presidente do sindicato Adilson Torres dos Santos, o Sapão.
Ontem, os cerca de 450 funcionários da unidade de Capuava defenderam greve caso não haja proposta satisfatória da empresa até sexta-feira. “Além de votar algumas questões como feriados de Natal e Ano Novo, votamos também que a fábrica vai parar caso não haja um acordo favorável até o fim da semana”, afirma Sapão.
Hoje, os cerca de 750 metalúrgicos da unidade de Utinga da Eluma realizam assembleia. “Estamos pressionando as empresas, pois a data-base da categoria é 1º de novembro. Como os sindicatos patronais estão demorando para apresentar propostas, estamos tentando negociações individuais”, explica o diretor do sindicato, Sivaldo da Silva Pereira, o Espirro.
O sindicato representa 24 mil metalúrgicos da região e reivindica reposição salarial de 10%, além da redução de jornada semanal de 44h para 40h.
Fonte: Diário do Grande ABC