Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Metalúrgicos de Osasco podem entrar em greve a partir de segunda-feira

Os metalúrgicos que trabalham em 12 municípios da região de Osasco decidem neste sábado, 17, se entram em greve a partir de segunda-feira, 19, em protesto contra a falta de propostas por parte dos grupos patronais. A assembléia acontece no clube de lazer da categoria, no Jardim Rochdale (Osasco), a partir das 9h.

Os grupos patronais tinham até a última quinta-feira, 15, para responder às propostas feitas pelos trabalhadores, mas não fizeram isso. “Não há alternativa, senão a greve, diante desse tipo de postura”, afirmou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, Jorge Nazareno. “A empresa que não quiser ver sua produção parada pode procurar o Sindicato para negociar”, completou.

A categoria reivindica 10% de reajuste salarial, piso salarial unificado no valor de R$ 1.200, redução da jornada para 40 horas semanais, aplicação da convenção 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho) e ampliação de direitos da convenção coletiva.

Paralisações – A categoria dá continuidade ao processo de mobilização que na última quarta-feira, 14, reuniu cerca de 5 mil trabalhadores de 20 empresas da cidade de Osasco. Ao longo do mês, mais de 20 mil trabalhadores participaram das assembléias nas portas das empresas da região.

Campanha unificada – A decisão de iniciar a greve deve ser acompanhada pelo conjunto dos cerca de 800 mil metalúrgicos do Estado de São Paulo, que realizam assembléias no final da tarde desta sexta e neste sábado. A campanha salarial é organizada pela Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo. A data-base da categoria é 1º de novembro.

Por Cristiane AlvesJornalista
Site: www.sindmetal.org.br