Cerca de 2.500 trabalhadores participaram das assembleias que o Sindicato realizou ontem, terça-feira, 22, em 15 empresas situadas nos municípios de Barueri, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Jandira, Itapevi e Carapicuíba.
Metalúrgicos de empresas como Açotécnica, Arim e Adelco aderiram à manifestação que faz parte do conjunto de ações que têm o objetivo de pressionar os grupos patronais a propor um reajuste salarial com aumento real satisfatório e a ampliar os direitos previstos na convenção coletiva da categoria.
Nesta quarta-feira, 23, outros 1.500 trabalhadores também irão aderir às manifestações articuladas pelo Sindicato nos mesmos municípios, em empresas como Wap Metal, Rayton, Jaraguá e MKS.
No sábado, 26, os trabalhadores se reúnem na sede do Sindicato em Osasco e na subsede de Barueri para discutir os encaminhamentos da mobilização, que não descarta a possibilidade de greve para pressionar os grupos patronais a fechar um acordo satisfatório.
“Estamos mostrando nossa disposição de luta. A crise já está superada e os trabalhadores sabem que contribuíram para que isso acontecesse. É hora de avançarmos e os grupos patronais têm que ceder ou então vão ter que arcar com os impactos de uma greve”, afirma o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, Jorge Nazareno.
Os metalúrgicos da região de Osasco participam da campanha salarial unificada organizada pela Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, que reúne 53 sindicatos e cerca de 800 mil trabalhadores.
A categoria reivindica reajuste salarial, renovação e ampliação dos direitos da convenção coletiva, valorização do piso salarial, aplicação da Convenção 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução salarial, entre outros itens. A data-base da categoria é 1º de novembro.
Haverá assembleias em empresas como:
– Jaraguá: Rodovia Engenheiro Rene Benedito Silva, 977 – Jd. Santa Rita – Itapevi
– Wap Metal: Avenida Cupê 10295 – Jd. Belval – Barueri
Por Cristiane Alves – Jornalista do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região