Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Nota da Força Sindical sobre uso do FGTS para comprar ações da Petrobras

A direção da Força Sindical divulgou a seguinte nota sobre novas aquisições de ações da Petrobras com dinheiro do FGTS:

Acreditamos que o Pré-Sal, e um novo marco regulador do petróleo, irão trazer enormes benefícios para o País. Mas, para que estes benefícios resultem em distribuição de renda e justiça social, é preciso permitir que os trabalhadores tenham a opção de comprar ações da Petrobras, usando cotas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Apresentamos hoje (9 de setembro) uma Emenda ao Projeto do Governo que destina 15% do saldo total do FGTS para aplicação em ações. Além disso, que 3% das verbas do Fundo Social de Combate à Pobreza, que será criado com recursos do Pré-Sal, sejam canalizados para um Fundo de Amparo para os excluídos da 3ª idade.

O governo, que age sob o signo do progresso e da justiça social, deve entender que este mecanismo é importante, e que irá ajudar a capitalizar a estatal, além de permitir que os trabalhadores lucrem com as riquezas do País. O governo não pode discriminar os trabalhadores recusando-lhes o direito de socializar este capital, que pertence ao povo brasileiro.

Lembramos que a Força Sindical foi incentivadora dessa prática no ano 2000, quando o governo decidiu vender ações da estatal aos trabalhadores utilizando o FGTS. Destacamos, ainda, que quem optou pela aquisição teve lucratividade de quase 800% até hoje, enquanto que o FGTS, nesse mesmo período, rendeu apenas 59,75%.

Paulo Pereira da Silva (Paulinho)
Presidente da Força Sindical
 

 

 

     

 

 

 

 

 

     

 

 

 

 

 

     

 

 

 

 

 

 

Fonte: Ass. Imprensa Força Sindical