Dirigentes dos 53 sindicatos de metalúrgicos do Estado, filiados à Força Sindical, vão realizar nesta quinta-feira, dia 27, a carreata de entrega da pauta de reivindicações salariais da categoria aos grupos patronais.
Os manifestantes vão se concentrar às 8h30, na sede da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo (rua Pará, 66, Higienópolis), e sair por volta das 9h rumo à Fiesp (Federação das Indústrias do ESP), na Avenida Paulista, 1.313, onde será realizada uma manifestação.
O roteiro de entrega da pauta será:
1) às 10h30, ao Grupo 19-III – Sicetel (laminação de metais), Simefre (equip. ferroviários), Sinbapem (balanças), Sindratar (refrigeração/aquecimento), Sindicel (condutores elétricos), Siescomet (esquadrias) etc;
2) Grupo 2 (Sindimaq e Sinaees (eletroeletrônico);
3) Grupo 10 (Fiesp);
4) Sindicato da Ind. de Fundição;
5) Grupo 3 (Sindipeças, Sindiforja e Sinpa).
A Campanha Salarial envolve cerca de 800 mil trabalhadores, com data-base em 1º de novembro. “Começamos a campanha bem mais cedo este ano para intensificar a mobilização porque, certamente, os patrões vão usar a crise como justificativa para dificultar as negociações, e não vamos aceitar”, afirma Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e vice-presidente da Força Sindical.
A categoria reivindica reposição da inflação, aumento real de salário, jornada de 40h semanais, estabilidade no emprego aos acidentados no trabalho e portadores de doenças profissionais e piso único, entre outros.