




Em assembleia na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, nesta sexta, 26 de setembro de 2025, os trabalhadores e trabalhadoras aprovaram a pauta com as reivindicações que serão entregues aos grupos patronais para o início das negociações.
Com data-base em 1º de novembro, a Campanha Salarial é unificada com os demais sindicatos filiados à Federação dos Metalúrgicos. Somos 54 sindicatos representando em torno de 700 mil metalúrgicos no Estado de SP.
A assembleia foi coordenada pelo presidente do Sindicato, Miguel Torres, também presidente da Força Sindical e da CNTM, e pelo secretário-geral do Sindicato, Jorge Carlos de Morais, o Arakém, com presenças do tesoureiro José Luiz e dos diretores Juruna e Teco. Miguel Torres destacou que desde o lançamento da campanha, no final de agosto, na Federação dos Metalúrgicos, na nossa base de São Paulo e Mogi das Cruzes foram realizadas pelos diretores(as) do Sindicato mais de 450 assembleias nas fábricas, com mais de 52 mil trabalhadores(as), de mobilização e convocação para a Assembleia Geral desta sexta, 26 de setembro. “A mobilização será intensificada”, promete Miguel Torres.
Todas as mensagens foram de incentivo à participação e união da categoria na campanha salarial 2025 e de conscientização política em defesa do Brasil, da democracia, da soberania, do desenvolvimento e da necessidade de elegermos em 2026 representantes da classe trabalhadora que defendam nos governos e parlamentos as pautas trabalhistas e sociais.
José Osmair Polisel, o Jop, assessor técnico do Sindicato, falou sobre dados econômicos e temas que influenciam o andamento da nossa campanha como, por exemplo, os reajustes salariais: até julho deste ano, segundo o Dieese, 78,7% das categorias conquistaram aumento real acima da inflação.
Neste sentido, vamos lutar pela manutenção do poder aquisitivo dos salários: correção na data base, 1º de novembro de 2025, pelo índice da inflação medida pelo INPC-IBGE, estimado em 4.87%, mais um índice de aumento real.
Além disso, o nosso Sindicato defende as conquistas e os direitos da Convenção Coletiva de Trabalho, que são superiores à legislação. E entre os itens da pauta de reivindicações aprovada pela categoria, como o reajuste salarial com aumento real e a contribuição assistencial/negocial para manter a estrutura de lutas e fortalecer o Sindicato nas negociações coletivas com os patrões, temos inúmeras cláusulas de extrema importância para a Família Metalúrgica. “A luta faz a lei!”.
Mais informações sobre a Campanha Salarial 2025 em andamento serão divulgadas diariamente no site do Sindicato, nos informativos impressos e em nossas redes digitais. E não esqueça: baixe o aplicativo do Sindicato e, se você ainda não é sócio, sindicalize-se!




Por Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes
Texto: Val Gomes Fotos: Jaélcio Santana
