Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Artigo

Tristeza e regozijo

João Guilherme Vargas Netto – consultor de entidades sindicais dos trabalhadores

Na semana passada perdi um amigo e o movimento sindical dos trabalhadores perdeu um grande quadro. O falecimento do dr. Iraci Borges, depois de uma luta contra a doença, encerrou a trajetória de um advogado trabalhista paranaense que se destacou, desde sua juventude, à defesa dos interesses dos trabalhadores, ao fortalecimento do movimento sindical e à sua renovação e ao bom convívio com os amigos.

A afirmação “nil nisi” – não se fala mal dos mortos – jamais pode ser aplicada à memória de Iraci, sempre bem-humorado, sempre cuidadoso, sem nenhuma mácula em sua proveitosa vida.

Depois de dar vazão à minha tristeza, quero registrar uma notícia feliz da ação sindical. Refiro-me ao anúncio, feito pelo Dieese, do resultado das negociações salariais no mês de janeiro de 2025, que deve merecer destaque.

Segundo o Dieese (com base nos dados do Sistema Mediador do ministério Trabalho) 88,2% dos acordos e convenções naquele mês superaram a inflação, conquistando aumentos reais de salários.

Esta marca é maior que os resultados, mês a mês, durante todo o ano de 2024 confirmando uma tendência positiva, reflexo da boa conjuntura e do empenho do movimento sindical.

Pode-se dizer até que a notícia não é espetacular a ponto de merecer registro específico, mas é, sim, a demonstração de como tem atuado o conjunto do movimento sindical cumprindo sua tarefa permanente em defesa dos trabalhadores e das trabalhadoras de modo persistente.