Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Renault/Nissan abre 600 novas vagas para ampliar produção

 

Caoa também contrata 950 em Goiás

 

Cleide Silva, SÃO PAULO

O grupo Renault/Nissan vai ampliar em quase 40% a produção diária de veículos na fábrica de São José dos Pinhais (PR). Para isso, vai contratar 600 novos funcionários e criará um segundo turno de trabalho na unidade de utilitários esportivos e ampliará o segundo turno na linha de automóveis. No total, o complexo passará a empregar 5,1 mil pessoas.

 

Dos novos funcionários, 320 vão trabalhar na unidade da Renault, que produz os modelos Logan, Sandero, Mégane, Grand Tour e Scénic. Os demais trabalharão na unidade de utilitários que produz o Renault Master e os modelos Nissan Frontier, Livina e Grand Livina. Ao todo, a fábrica tem capacidade para 200 mil veículos anuais e deve produzir 137 mil unidades, ante 129 mil em 2008.

 

“A Renault está confiante no desempenho do mercado brasileiro, que tem se mostrado resistente às oscilações econômicas mundiais”, disse, em nota, o diretor de relações institucionais Antonio Calcagnotto. Entre janeiro e julho, a marca francesa vendeu 62,4 mil veículos, 9,3% a menos ante igual período do ano passado, e garantiu fatia de 3,7% do mercado nacional de carros e comerciais leves.

 

A Hyundai/Caoa também vai contratar 950 funcionários na fábrica de Anápolis (GO), que hoje emprega 600 pessoas. A empresa iniciará a produção do utilitário-esportivo Tucson, hoje importado da Coreia.

 

Desde o aprofundamento da crise internacional, as montadoras instaladas no País demitiram 12,2 mil funcionários. Em junho, último dado disponível pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), eram 119,5 mil trabalhadores, ante 131,7 mil há sete meses.