O patrono da categoria metalúrgica é o herói da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, nascido em 12 de novembro de 1746 e morto em 21 de abril de 1792.
A escolha do patrono aconteceu em 1956, na 1ª Conferência Nacional dos Metalúrgicos, realizada em Volta Redonda/RJ, onde foi instalada a Usina de Volta Redonda, a primeira usina siderúrgica do Brasil. Esta data também foi escolhida como Dia Nacional dos Metalúrgicos.
Tiradentes foi enforcado e esquartejado por defender a Independência do Brasil e ter posições contrárias às dos poderosos da época.
Sobre data tão importante para a História do Brasil, o presidente Miguel Torres (Força Sindical, da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes) diz que a luta dos dirigentes e trabalhadores(as) metalúrgicos do Brasil continua. “Tiradentes é uma importante inspiração, assim como os demais brasileiros e brasileiras que lutaram contra os regimes autoritários e deixaram um legado de força e união pela democracia e justiça social”.