GUILHERME BARROS – guilherme.barros@grupofolha.com.br
NA CARTEIRA
Cerca de 20% das micro e pequenas indústrias pretendem contratar no terceiro trimestre deste ano em média 2,6 empregados, segundo levantamento realizado pelo Simpi (Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo). Destas empresas, 61% têm até nove trabalhadores.
ÀS COMPRAS
Na categoria de eletrodomésticos, lavadoras de roupas, refrigeradores e fogões são os produtos mais vendidos pela internet, de acordo com levantamento realizado pela e-bit. A empresa constatou que a redução do IPI para a linha de eletrodomésticos também estimulou as vendas pela internet.
TIJOLO COM TIJOLO
O emprego na construção civil brasileira manteve a tendência de alta em maio, pelo quinto mês consecutivo, com a criação de 19.447 vagas. O crescimento foi de 0,91% sobre abril, segundo pesquisa do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de SP) e da FGV Projetos (veja acima). Desde janeiro, o nível de emprego subiu 3,56%. No fim de maio, o total de empregados pelo setor no Brasil superou 2 milhões de pessoas.
COSTURA
A fabricante de máquinas Automatisa investiu em segmentos menos atingidos pela crise para crescer 28,7% no primeiro semestre deste ano sobre o mesmo período de 2008. As vendas de equipamentos para a indústria têxtil, por exemplo, cresceram 48,7% no período, compensando parte da perda de 48,54% nas vendas de chapas orgânicas.
FIO
O setor eletroeletrônico volta a contratar, segundo pesquisa da Abinee. Em junho, as empresas abriram 160 vagas, elevando para 155.140 o número de empregados no setor. “De novembro do ano passado até maio, o setor demitiu cerca de 10 mil trabalhadores por conta da crise. Este foi o primeiro mês em que registramos contratações”, afirma Humberto Barbato, presidente da Abinee.
com FÁTIMA FERNANDES (interina), JOANA CUNHA, MARINA GAZZONI e THIAGO GUIMARÃES