FORMARAU 2009 DA TRUPE ORTAÉTICA
DE TEATRO PERFORMÁTICO
O teatro pede passagem
Jaélcio Santana
Trupe Ortaética
Cerca de 1.000 pessoas se reuniram no último sábado dia 4 de julho para celebrar o teatro social através do projeto de arte/educação desenvolvido pelo Professor Tiago Ortaet no Núcleo de Atendimento Comunitário MEU GURI.
O evento titulado poeticamente de FORMARAU trouxe ao palco do Palácio do Trabalhador (Bairro da Liberdade) muito sentimento, arte, poesia e protesto.
Jaélcio Santana
Público se entusiasma com apresentações cênicas
Centenas de famílias prestigiaram as apresentações que abordaram temas importantes da sociedade; o público, muito caloroso, recebeu com aplausos as manifestações artísticas da arte comunitária produzida na Zona Norte de São Paulo.
Os atores Tiago Ortaet e Juliana Star fizeram a apresentação solene desta grande festa teatral que foi oficialmente aberta após o discurso da presidente do Centro de Atendimento Biopsicossocial MEU GURI, Elza Costa Pereira, que agradeceu a multidão presente e evidenciou o trabalho da instituição.
Jaélcio Santana
Elza e Paulinho prestigiam iniciativa cultural e social
Em seguida, o Deputado Federal Paulo Pereira da Silva (Paulinho da Força) fez um breve discurso enaltecendo as famílias reunidas neste projeto.
Jaélcio Santana
Apresentação cênica com crianças e adolescentes
Durante os intervalos de cada nova apresentação artística, os apresentadores do evento informavam a plateia dados estatísticos e relatórios de importantes órgãos oficiais (ONU, UNICEF, IBGE) a respeito dos temas abordados no evento, dentre eles, os maus tratos às crianças e adolescentes, a violência doméstica, o protagonismo juvenil e o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Jaélcio Santana
Apresentação cênica faz denúncia social
Chamado ao palco, o coordenador Luiz Pereira de Souza, Mestre em Arte/Educação, destacou o trabalho realizado em parceria com as famílias.
Muitos foram os vídeos artísticos apresentados no evento, havia edições de performances de rua nas mais diversas localizações de São Paulo, intervenções urbanas que refletiram sobre o ECA, ensaios teatrais, exercícios, jogos, festas e toda vivência cultural deste projeto que mobilizou tantas pessoas. Cada vídeo foi recebido pelos espectadores como uma obra de arte.
A Banda de Pop Rock “Entre Outros” abrilhantou o evento com suas canções, animando ainda mais a plateia e embalando os corações ansiosos dos que assistiam todo cerimonial artístico.
A noite ainda contou com homenagens, declamações de poesias, musicais e entrega dos certificados para os mais de 150 alunos da Trupe Ortaética.
Pessoas de todos os cantos de São Paulo prestigiaram o evento: famílias de Guarulhos, Osasco, Sorocaba, São Caetano do Sul, Santo André, toda Zona Norte da Capital Paulistana e até famílias de outros estados marcaram presença nesta festa inesquecível.
Inúmeros são os cidadãos culturais empenhados para que o evento acontecesse, pois no jogo da vida, não se joga sozinho, as realizações são por premissas coletivas.
Todas as apresentações foram sinais evidentes da importância da Arte na Sociedade e o poder de transformação que ela proporciona, sinais também de um trabalho que não se encerra depois do expediente, uma incansável realização, uma ação permanente.
Por Tiago Ortaet
Acesse o site do Meu Guri