Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Venda de carros tem recorde histórico


Luciana Lazarini

do Agora

Com os descontos de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), a venda de carros no país bateu recorde histórico de vendas em junho, com um total de 288.597 carros comercializados no mês, segundo fontes do setor. Antes, o mês com o maior nível de vendas havia sido julho do ano passado, com 273 mil.

O resultado recorde de junho deste ano representa um aumento de mais de 20% em relação a maio deste ano, quando 237.378 automóveis foram comercializados, segundo balanço da Anfavea (associação de montadoras). Os números superam em 19% as vendas de junho de 2008, mês em que 242.797 mil carros foram vendidos.

Quando somadas as vendas de caminhões, ônibus e carros, o resultado também é recorde. No mês passado, foram vendidos, no total, 300.203 veículos. A venda de carros, especialmente os populares, foi o principal motivo para o bom resultado da indústria.

A venda de caminhões e de ônibus também aumentou frente a maio deste ano, com acréscimo de 20%. Mas, na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando foram vendidos 13.208 caminhões e ônibus, houve queda de vendas de 12%.

Bônus
Como junho era, em princípio, o último mês com descontos do IPI, mais consumidores fecharam negócios para aproveitar os descontos.

“Tivemos recorde na venda de carros 1.0, 1.4 e 2.0”, comentou o gerente regional de marketing da General Motors, Rodrigo Rumi.

Nesta semana, o governo prorrogou a redução integral do IPI até setembro. Depois, os índices normais de cobrança voltarão a ser aplicados aos poucos, até dezembro.

Com a redução de preços, aumentou também a procura por carros mais completos, com MP3, ar condicionado, trava elétrica e alarme.

De acordo com a Fiat, o desempenho recorde mostra que a decisão do governo federal de prorrogar os descontos do IPI foi feita no momento certo.