Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Emprego garantido só até dia 30, diz GM



Vinícius Segalla

A direção da General Motors no Brasil anunciou ontem, um dia depois de a matriz norte-americana ter entrado em concordata e ter sido comprada pelo governo dos Estados Unidos, que nada muda nas operações brasileiras a curto e a médio prazo, e que tanto empregos quanto investimentos serão mantidos.

A garantia de emprego, no entanto, vale só até 30 de junho, quando acaba a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para o setor. A GM tem 21 mil funcionários atuando no Brasil.

Segundo o presidente da General Motors do Brasil, Jaime Ardila, após 30 de junho, deverá ser mantida a intenção de não demitir. Porém, tudo vai depender do desempenho das vendas de veículos.

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, que representa 9.000 operários da GM, vai reivindicar a estabilidade no emprego para todos os trabalhadores. A entidade se reúne hoje com a direção da montadora.

Ford

Já na fábrica da Ford de Taubaté (130 km da capital), foi definido o PRL (participação nos lucros) deste ano. Os trabalhadores receberão R$ 7.200, divididos em duas parcelas.