Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Centrais Legalizadas

Brasília //O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, anunciou na terça-feira a lista de Centrais Sindicais que cumpriram os critérios exigidos pela Lei 11.648, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 31 de março, que regulamentou o funcionamento das entidades.

As seis Centrais que enviaram documentação ao ministério e obtiveram a legalização foram CUT, Força Sindical, UGT, NCST CGTB e CTB. Os critérios que elas tiveram de cumprir foram: 1) filiação de no mínimo cem Sindicatos, distribuídos nas cinco regiões do Brasil; 2) filiação de Sindicatos em no mínimo cinco setores de atividade; e 3) filiação de no mínimo 5% dos sindicalizados em âmbito nacional no primeiro ano, devendo atingir 7% em dois anos. O consultor sindical João Guilherme Vargas Netto, observa que a divulgação da lista de entidades legalizadas ” é o reconhecimento de uma dívida histórica com aqueles que se esforçam durante todos esses anos para organizar as Centrais Sindicais”.

Ele explica que” esse reconhecimento, que é aplicação da lei”, vai uma injustiça histórica. ” Esta organização (das Centrais) sempre foi o objetivo de desejo do movimento sindical brasileiro”, ressalta Vargas Netto.