Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Brasil Metalúrgico

Dirigentes do movimento Brasil Metalúrgico participam do Fórum Social Mundial em Salvador

Paulo Cayres (CNM), Miguel Torres (CNTM), Marcelino da Rocha (Fitmetal), Ana Georgina (Dieese), Uallace Moreira (Universidade Federal da Bahia) e Andréia Diniz (Fitmetal)

Miguel Torres cobra plano nacional de desenvolvimento em evento da Fitmetal

Miguel Torres, presidente da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e vice-presidente da Força, participou nesta quarta, 14, do debate que a FitMetal (Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil), da CTB, presidida por Marcelino da Rocha, realizou na Universidade Federal da Bahia, em Salvador.

O evento debateu “A indústria e as Perspectivas da Classe Trabalhadora – Resistência, Luta e Desenvolvimento”, com presença de dirigentes ligados a outras centrais e do Dieese.

Miguel Torres defendeu as ações em defesa da produção e dos empregos e de resistência do movimento sindical em defesa dos direitos trabalhistas, sociais e previdenciários. “É na indústria que se dá o desenvolvimento maior de uma nação. Mas, no Brasil, não houve ainda uma política industrial de longo prazo — mas apenas lampejos. Precisamos de um plano nacional de desenvolvimento em que os trabalhadores participem”, afirmou.

O Brasil, segundo Miguel Torres, está passando por uma desnacionalização – e não só na indústria. “O Brasil dá isenções para empresas de fora, que só criam empregos aqui para apertadores de parafuso. Precisamos manter a unidade dos trabalhadores, que querem a resolução de seus problemas e um futuro para o País. O Brasil Metalúrgico mostrou que é possível se unir em nome dos trabalhadores, seja qual for a central sindical ou a ideologia”.

Segundo Miguel Torres, “os candidatos à Presidência da República devem deixar claro quais são suas posições sobre temas como a Previdência. Precisamos ter uma pauta conjunta para os trabalhadores e a população geral”, completou.

Revista – O presidente da FitMetal, Marcelino da Rocha, anunciou o lançamento da revista especial Indústria, Desenvolvimento e Trabalho e Manifesto da Categoria Metalúrgica – Em Defesa da Reindustrialização e do Desenvolvimento do Brasil. “Lançamos aqui no Fórum Social Mundial 2018,  reafirmando a luta da FITMETAL pela reindustrialização e o desenvolvimento do Brasil e renovando nossa confiança na unidade do sindicalismo metalúrgico, em busca de uma campanha salarial unificada no País e um contrato coletivo nacional”, afirmou.

Participaram da mesa Paulo Cayres (CNM/CUT), Miguel Torres (CNTM/FS), Marcelino da Rocha (Fitmetal/CTB), Ana Georgina (Dieese), Uallace Moreira (Universidade Federal da Bahia) e Andreia Diniz (Fitmetal/CTB).