Além dos presidentes das referidas fundações também irão participar os(as) presidentes dos partidos aos quais elas estão vinculadas: PSOL, PDT, PSB, PT e PCdoB. E irão prestigiar o evento líderes das Bancadas e parlamentares dessas legendas, bem como lideranças dos movimentos e personalidades de vários setores da sociedade.
O texto contém uma argumentação sobre o porquê de um novo projeto nacional de desenvolvimento. Discorre sobre as tarefas imediatas referentes à luta para um novo ciclo político no país e aponta diretrizes para um novo projeto nacional. “Apesar das adversidades, o Brasil tem plenas condições de superar a crise que assola o país”, entendem os presidentes das fundações.
Defendem, ainda, os presidentes das referidas fundações, que o manifesto tem o objetivo de empreender amplo diálogo no campo progressista independente das táticas eleitorais de cada uma das legendas da esquerda brasileira. Trata-se de um trabalho coletivo que pretende ter continuidade com a interação e a contribuição de outras fundações do campo democrático e de lideranças dos movimentos sociais, do empresariado e da intelectualidade. O manifesto que será lançado, portanto, “não é um ponto final, mas um ponto de partida”.
Histórico
Em reunião realizada em São Paulo, em janeiro deste ano, tendo a Fundação Maurício Grabois como anfitriã, representantes da Fundação Perseu Abramo, da Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini, da Fundação Maurício Grabois e da Fundação João Mangabeira debateram a minuta do referido manifesto.
O encontro foi um desdobramento da oficina realizada por este mesmo elenco de fundações no final de 2017, em Brasília, na sede da Fundação João Mangabeira. A Fundação Lauro Campos participou como observadora.
Anteriormente, em 14 de julho de 2017, em São Paulo, na sede da Fundação Maurício Grabois, três fundações (Perseu Abramo, Maurício Grabois e Leonel Brizola-Alberto Pasqualini) já haviam feito um esforço pioneiro na direção que ora se conclui. Naquela ocasião, houve o seminário que teve três objetivos: levantar o legado e as lições dos ciclos dos governos Lula e Dilma, avançou para um diagnóstico preliminar das mazelas do golpe e traçou os caminhos e alternativas para tirar o Brasil da crise e se reencontrar com a democracia, a soberania nacional, o Estado de Direito, o desenvolvimento e o progresso social.
As fundações apresentam o seguinte material de divulgação:
Ato de lançamento do Manifesto
UNIDADE PARA RECONSTRUIR O BRASIL
As Fundações Lauro Campos, Leonel Brizola-Alberto Pasqualini, João Mangabeira, Perseu Abramo e Maurício Grabois têm a honra de convidá-lo(a) para o Ato de lançamento do Manifesto Unidade para reconstruir o Brasil. Além dos presidentes das referidas fundações também irão participar os(as) presidentes dos partidos aos quais elas estão vinculadas: PSOL, PDT, PSB, PT e PCdoB. E irão prestigiar o evento líderes das Bancadas e parlamentares dessas legendas, bem como lideranças dos movimentos e personalidades de vários setores da sociedade.
O Brasil conta com sua presença!
Data: 20 de fevereiro, terça-feira
Horário: 15:00 h
Local: Plenário 4, Anexo II, Câmara dos Deputados, Brasília – Distrito Federal