Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Lula diz que pânico na sociedade levou à queda no consumo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (27) que as notícias sobre a crise financeira nos EUA e na Europa causaram pânico na sociedade brasileira, afetando diretamente o consumo no Brasil.

 

“Houve em parte dos brasileiros um certo bloqueio na compra de produtos, que em uma situação normal eles continuariam comprando”, declarou.

 

Lula salientou que o governo foi rápido ao tomar medidas para reaquecer a economia nacional. Entre elas, ele destacou a liberação do compulsório; a ajuda à indústria automobilística, aos pequenos bancos e à agricultura e o lançamento de um programa habitacional.

 

“Numa demonstração de que era necessário para enfrentar a crise fazermos mais investimentos, termos mais ousadia do que se teve em qualquer outro momento da história”, afirmou.

 

Para o presidente, os números que melhor refletem a melhora da economia são os da indústria automobilística, frizando que em março deste ano a produção foi maior do que em 2008. Outro ponto positivo, segundo Lula, é o varejo, que no último mês foi beneficiado com o corte do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados)para os produtos da linha branca.

 

“Posso assegurar que o Brasil continua sendo um país com maiores possibilidades de sair dessa crise muito fortalecido, porque a crise chegou aqui, mas não chegou na intensidade que ela está nos Estados Unidos”, disse.