LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMAÇARI
A Britânia anunciou ontem a demissão de 370 funcionários e o encerramento de sua fábrica em Camaçari (região metropolitana de Salvador).
Em comunicado, a empresa informou que concluiu a construção de uma unidade no final do ano passado em Joinville (SC) e que, agora, tem área suficiente para absorver toda a produção de Camaçari, “podendo, assim, otimizar o processo logístico de distribuição”. A empresa disse ainda que “todos os compromissos trabalhistas, fiscais, legais e com fornecedores serão devidamente honrados”.
Em reunião com representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, os dirigentes da Britânia disseram que a crise econômica provocou forte retração na venda dos produtos fabricados na Bahia, sobretudo ventiladores, batedeiras e liquidificadores.
“Eles também falaram que não houve calor suficiente nos Estados do Sul e do Sudeste para aquecer o comércio de ventiladores”, disse Jorge Castro, representante das Indústrias Metalúrgicas do Estado. As unidades da Britânia de Camaçari, Curitiba e Joinville empregam cerca de mil funcionários.