Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Mobilização contra a crise

Encerramos 2008 com grandes vitórias na nossa Campanha Salarial, mas infelizmente nós, trabalhadores, iniciamos 2009 pagando pela crise que não é nossa.

A nossa luta agora é contra as demissões a partir de pressão e mobilização, nos processos de negociação e nas campanhas. Vamos exigir cláusulas de manutenção do emprego. Na atual dificuldade que estamos enfrentando neste início de ano, o objetivo é propor alternativas para garantir a manutenção das vagas. Jamais vamos permitir nenhum acordo sem luta, isso é inaceitável.

Estive presente na reunião com dirigentes da Federação e na ocasião foi decidido que as medidas a serem adotadas pelos Sindicatos nas bases é negociar com o Poder Público e os empresários. Vamos avaliar a situação de cada empresa que solicita acordo para manutenção dos empregos, pois muitos empresários estão aproveitando do momento para demitir sem necessidade, não vamos permitir que passem por cima dos direitos dos trabalhadores.

Nós, sindicalistas, temos total responsabilidade, e não iremos medir esforços para impedir que a crise recaia sobre a classe metalúrgica. Já estamos cobrando do Governo ações rápidas e efetivas para que o momento deixe de ser de insegurança e passe a ser de reaquecimento econômico, com retomada da produtividade e do consumo. O que significa manutenção e ampliação de vagasno mercado de trabalho.

O que os nossos sindicatos devem fazer é, em primeiro lugar, resistir, realizar greves, processos de mobilização e de pressão para exigir que as empresas usem o estoque de capital, os lucros imensos que tiveram ao longo dos últimos anos, para manter os empregos.

Não podemos embarcar facilmente na choradeira dos empresários. Nós sabemos que as empresas têm acumulado recordes de venda e de lucratividade. Muitos setores continuam remetendo lucros para o exterior, então não dá pra acreditar que a primeira medida a tomar seja demissão, suspensão de contratos ou redução salarial.

Os metalúrgicos não pagarão pela crise!”

Edison Venâncio é Secretário-geral da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, Secretário de Relações Internacionais da CNTM – Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos e Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José do Rio Preto.

Mais informações:
Ricardo Flaitt, Alemão. (MTb 40.939)
Assessoria de Imprensa da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo.
Telefax direto (11) 3237.2046 ou Celular (11) 7153.5984
Rua Pará, 66, Higienópolis.
São Paulo, Capital. CEP 01243-020
Site:
www.federacaodosmetalurgicos.org.br
MSN:
imprensafederacao@hotmail.com

Gestão de conteúdo do site www.cntm.org.br Val Gomes (11) 3388.1060