Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Abertura do Fórum Social Mundial foi embaixo de chuva


Escrito por Assessoria de Imprensa da Força Sindical

Sob forte chuva que caiu em Belém (PA) foi realizada ontem, a partir das 15 horas, a Marcha de Integração dos Povos, que abriu o Fórum Social Mundial. Milhares de pessoas saíram às ruas para mostrar que desejam um mundo melhor.

As centrais sindicais – Força Sindical, CUT e UGT – marcharam unidas. Estavam presentes o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, Paulinho; Artur Henrique, da CUT e Ricardo Patah, da UGT.

No meio da Marcha, a governadora do Pará, Ana Júlia, se encontrou com os sindicalistas e cumprimentou-os pela participação na Marcha.

As palavras de ordens foram contra a demissão, por um mundo melhor, união das centrais em defesa dos direitos dos trabalhadores, pela organização dos sindicatos e pelo crescimento da economia.

Cada grupo social – índios, gays, estudantes, grupos ecológicos – mostraram suas propostas. As centrais sindicais fecharam a Marcha, que contou também coma participação de Plínio Sarti, da Uil, que defendeu a unidade do movimento sindical e de Eugenio Del Valle, coordenador de mudança climática da CROC, do México.

Ambos sindicalistas integram a delegação da Força Sindical. Eugenio disse que gostou muito da Marcha. Ele destacou a unidade das centrais e afirmou que a crise é uma mostra que o sistema capitalista tem falhas. “É preciso distribuição de renda com justiça”, declarou.

Também participaram da Marcha o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, Juruna; os presidentes das estaduais da Força no Pará, Ivo Borges; de São Paulo, Danilo Pereira da Silva; do Rio Grande do Sul, Cláudio Janta, e de Santa Catarina, Osvaldo Mafra. Outros presentes são: Neuza Barbosa, secretária nacional da Mulher e Eunice Cabral, presidente do Sindicato das Costureiras de São Paulo.