Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

ArcelorMittal suspenderá contrato de 1.300

PEDRO SOARES

DA SUCURSAL DO RIO

Para evitar demissões, a siderúrgica ArcelorMittal Aços Longos (ex-Belgo Mineira) firmou um acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Belo Horizonte e Contagem para a suspensão temporária dos contratos de trabalho dos 1.300 empregados da subsidiária Belgo Bekaert, maior produtora de arames das Américas.

Em troca, a empresa assegurou a manutenção dos empregos por 90 dias após a suspensão.

Segundo a siderúrgica, o acordo vale por 12 meses, período no qual os trabalhadores terão seus contratos suspensos de modo escalonado por um intervalo de três a cinco meses.

Esse é o primeiro acordo de suspensão de contrato de trabalho celebrado em Minas Gerais. “Trata-se de um acordo sem precedentes em Minas, uma alternativa buscada pela empresa para minimizar os efeitos da crise internacional”, afirma o vice-presidente de Recursos Humanos e Relações Institucionais da ArcelorMittal Brasil, Vanderlei Schiller.

Iniciada em dezembro passado, a negociação garantiu o pagamento de 55% do valor do salário dos trabalhadores. A empresa negocia medida semelhante para a sua outra unidade, em Sabará, também em Minas.

Além do pagamento de parte do salário, a ArcelorMittal se comprometeu a arcar com uma multa de um salário e meio caso o trabalhador venha a ser demitido durante a vigência do acordo