Volkswagem se concentrará na área de automóveis e comerciais leves
O grupo alemão MAN, que produz caminhões para o mercado europeu, vai incorporar a Volkswagen Caminhões e Ônibus, que tem li nhá de produção em Resende, Rio de Janeiro. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (15/12) na Capital pelo presidente da MAN AG, Håkan Samuelsson, e pelo presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes.
A Volkswagen AG concentrará seus negócios na área de automóveis e comerciais leves, mas acabará se beneficiando indiretamente da nova parceria, pois manterá sua participação na MAN AG. A idéia se consolidou em março, quando a Volks comprou 68% do fabricante de caminhões sueco Scania. A Volkswagen já era então primeiro acionista da MAN, com 30% de seu capital.
“A aquisição da VW Caminhões e Ônibus é um novo marco em nossa estratégia internacional. A nova área de negócios, com forte posição de mercado, vai permitir à MAN o acesso ao mercado latino-americano. Ao mesmo tempo, podemos ver consideráveis sinergias em nossa linha de produção”, disse o presidente-executivo da MAN, Hákan Samuelsson, no comunicado divulgado no Hotel Hilton, na Zona Sul da Capital. A fábrica de caminhões da Volks tem cerca de 4.500 funcionários e uma produção diária de 240 veículos.
A MAN, com sede em Munique e fundada há 250 anos, tem vendas anuais de 15,5 bilhões de euros e emprega 55 mil pessoas em todo o mundo. A Volks desenvolveu uma gama de caminhões ligeiros no Brasil, que pode agregar tecnologia oferecida pela MAN. O grupo MAN AG é um dos líderes europeus na fabricação de veículos comerciais, motores e equipamentos de engenharia mecânica, com vendas anuais de aproximadamente 100 mil unidades e faturamento de 14 bilhões de euros, com mais de 50 mil empregados em todo o mundo.