Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Centrais Sindicais reúnem 35 mil manifestantes na 5ª Marcha a Brasília


Escrito por Agência Sindical

Os manifestantes da 5ª Marcha Nacional dos Trabalhadores, que começaram a deixar o estacionamento do Estádio Mané Garrincha às 9 horas desta quarta (3), em Brasília, em direção à Esplanada dos Ministérios, ocuparam três faixas do Eixo Monumental. Cerca de 35 mil trabalhadores de todo o País participaram do ato, convocado pelas Centrais Sindicais na frente ao Congresso Nacional, em defesa do emprego, garantia de renda e por medidas que defendam os trabalhadores dos efeitos da crise financeira internacional.

Nem mesmo a forte chuva, que caiu no Plano Piloto por volta das 10h15, desanimou os manifestantes. Eles continuaram o percurso, carregando bandeiras, portando adesivos, cantando slogans e levando faixas com frases alusivas ao lema da 5ª Marcha, que é “Desenvolvimento com valorização do trabalho”. Em todos os materiais, a mensagem de que os trabalhadores não vão pagar pela crise criada pela especulação.

O ato público comandado pelas Centrais reuniu, por volta das 13 horas, lideranças partidárias do Congresso e parlamentares, além de autoridades federais. Em Brasília, os líderes dos trabalhadores estão cumprindo também uma extensa agenda de reuniões nos ministérios, que se estenderá até a quinta-feira (4).

Audiências – Os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Arlindo Chinaglia e Garibaldi Alves, respectivamente, receberam uma delegação de dirigentes sindicais, para debater a pauta da 5ª Marcha. Às 16 horas, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Luís Dulci, na companhia de integrantes da equipe econômica, também receberá as delegações das Centrais.

Hoje (4), a partir das 9 horas, os dirigentes das Centrais têm um encontro com o ministro da Previdência, José Pimentel, para discutir o fim do fator previdenciário. No mesmo horário, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, faz uma visita à reunião da direção nacional da CUT, no auditório do Sindicato dos Bancários de Brasília.

Fonte: Agência Sindical