Representantes do SINMGRA vão discutir a questão em reunião que ocorrerá nesta quinta-feira (21/01), na unidade da montadora no município
A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí (SINMGRA) estará reunida com a direção da fábrica da General Motors (GM) no município na quinta-feira (21/01), para tratar do tema relativo ao pagamento da segunda parcela da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de 2015.
O diretor do SINMGRA, Valcir Ascari, ressalta que os trabalhadores da unidade da montadora em Gravataí tiveram participação fundamental no bom volume de vendas da GM em 2015, mesmo com a retração do mercado de veículos no ano passado.
– É sabido que o Onix foi o carro mais vendido do Brasil em 2015, com 125.931 unidades emplacadas. Fruto do trabalho que os companheiros da fábrica de Gravataí realizaram ao longo do ano. Por isso, merecem ser recompensados com o pagamento do PLR – aponta Ascari.
Apesar disso, a meta de produção não foi atingida, com a unidade produzindo, em 2015, cerca de 79 mil carros a menos do que 2014.
– Os trabalhadores chegaram a receber um adiantamento de R$ 8 mil, mas como não atingiram a meta total de produção a empresa não quer pagar a segunda parcela. Mas a meta não foi cumprida por conta de day-offs e do próprio lay-off e não por culpa dos colaboradores – afirma Valcir Ascari
Segundo ele, os trabalhadores não abrem mão deste benefício, já que estão vivendo momentos de apreensão com as repetidas situações de redução da produção de veículos na unidade gravataiense.
– Quando fechamos o acordo coletivo com a GM, foi especificado o pagamento do PLR para todos os colaboradores e é isso que queremos, o cumprimento do que foi prometido – diz.
O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos e vice-presidente da Força Sindical, Miguel Torres, estará presente ao encontro de quinta-feira, trazendo a solidariedade da entidades para a luta dos companheiros do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí pela valorização da classe trabalhadora.
Sobre o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí
O Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí representa aproximadamente 14 mil funcionários dos setores metalmecânico, eletroeletrônico, autopeças e montadoras de automóvel. Abrange centenas de empresas do município de Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre, entre elas a montadora General Motors e Sistemistas.
PlayPress Assessoria de Imprensa
Redação: César Moraes
Coordenação: Marcelo Matusiak