Tomou posse na segunda-feira, 29 de setembro, a nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Paraná, o Metalrepa. A solenidade foi acompanhada por dirigentes da Força Sindical (nacional e estadual), da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) e de vários Sindicatos.
Para o presidente do Metalrepa, Almir Monteiro, os desafios da nova diretoria na condução da luta por melhores salários e condições de trabalho para os trabalhadores serão encarados com disposição. “Sabemos que a luta é difícil. Agora mesmo estamos tendo dificuldades para assinar a convenção coletiva junto ao sindicato patronal. Porém, estamos aqui exatamente para encarar esse desafio de procurar obter uma melhor condição de vida para o trabalhador. Vamos ter muito trabalho, mas com o apoio dos trabalhadores, faremos um grande mandato” , disse Almir.
Nova diretoria:
Diretoria Administrativa
Almir Pereira Monteiro – Presidente
Cesar Augusto de Lima – Secretário-Geral
Celso Butka – Tesoureiro Geral
Suplentes Diretoria Administrativa
Alfani Alves
Jorge Zanella
Ailton Martins
Conselho Fiscal
Manoel Messias Ferreira da Silva
Marcelo Walter
Sergio Antonio Quadros
Suplentes Conselho Fiscal
Edson Aparecido Rios;
Yulla Scarlet Vieira Kaule Salomom;
Gilson dos Santos
Delegados representantes
Almir Pereira Monteiro
Alfani Alves
Suplentes Delegados representantes
Jorge Zanella
César Augusto de Lima
Metalrepa representa cerca de 10 mil trabalhadores
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Reparação e Veículos do Paraná, o Metalrepa, foi fundado em Curitiba no dia 4 de novembro de 1993.
Sua missão é lutar por melhores condições de trabalho e salários. Prova disto é a atuação da diretoria nas assembleias, sempre informando e mobilizando a categoria na luta por mais avanços.
Filiado à Força Sindical, à Federação dos Metalurgicos do Paraná e à CNTM, o Metalrepa representa hoje cerca de 10 mil trabalhadores em mais de 6 mil empresas.
Desde sua fundação, vários avanços foram conquistados: implantação de Participação nos Lucros ou Resultados (PLR), abono e aumento salarial beneficiando a categoria e a economia do estado.
Homenagem
Na solenidade de posse foi concedida uma placa em homenagem ao primeiro presidente do Metalrepa, Manoel Altamir Pereira, o Lula, em reconhecimento à luta e aos serviços prestados ao Sindicato. Segundo o presidente da Força Paraná, Sérgio Butka, também presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba e da Federação dos Metalúrgicos do Paraná, “o companheiro Lula foi extremamente importante na luta pela criação do Metalrepa, numa época em que os patrões tentaram criar sindicatos fantasmas para prejudicar os trabalhadores. Conseguimos barrar esses arbítrios e fundar um Sindicato voltado verdadeiramente para o trabalhador”.
O homenageado lembrou um pouco da sua trajetória e deu conselhos a nova diretoria. “Agradeço ao Butka e aos dirigentes da Força e do Metalrepa por esta homenagem. Ela é o reflexo da luta do Metalrepa. Sofremos bastante no começo, correndo da polícia, tomando tiro, mas sempre ficamos firmes. Nunca nos deixamos levar pelo desânimo. Foi esta vontade que fez com que continuássemos firmes”.
Posse simbólica das novas diretorias de outros Sindicatos
Também durante solenidade, a Força Sindical do Paraná fez a posse simbólica das diretorias eleitas de outros Sindicatos vinculados à Central. Os presidentes dos Sindicatos dos Metalúrgicos de Maringá, Metalúrgicos de Cascavel , Gráficos do Paraná e dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana receberam o certificado de posse.