O Forúm Sindical Trabalhista, formado pelas confederações de trabalhadores, reuniu-se na terça-feira, 17 de dezembro de 2013, em Brasília, com o Ministro do Trabalho e Emprego Manoel Dias.
Na ocasião, o diretor para assuntos parlamentares da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos/CNTM, Carlos Lacerda, solicitou a inclusão de um representante do Fórum no Conselho de Relações de Trabalho (que é formado somente pelo governo, empresariado e centrais sindicais) e reforçou a preocupação do movimento sindical com o atual projeto de terceirização que encontra-se no Congresso Nacional.
Lacerda falou sobre a importância de consenso entre as centrais para a atualização da Tabela de Categorias e reclamou da falta de diálogo do governo com a classe trabalhadora. “Esta postura está impedindo avanços da pauta trabalhista e a conquista de mais direitos para os trabalhadores, que são fundamentais para o desenvolvimento do País com inclusão social e cidadania”.
Ele questiona a falta de contrapartidas dos setores que estão sendo beneficiados com recursos do BNDES como, por exemplo, as grandes empresas da construção pesada. “A contrapartida poderia ser em qualificação profissional e investimentos em saúde e segurança do trabalhador”, finaliza Lacerda, lembrando que os acidentes fatais ocorridos nas obras dos estádios da Copa de 2014 e em outros grandes empreendimentos poderiam ter sido evitados se houvesse uma maior preocupação do governo e dos empresários com a saúde e a segurança da classe trabalhadora.