Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Crise avança nos EUA com queda na indústria

PRODUÇÃO INDUSTRIAL AMERICANA TEM MAIOR QUEDA DESDE 1974, UM DIA APÓS COMÉRCIO TAMBÉM REGISTRAR PREJUÍZOS

WASHINGTON – Os EUA deram um novo sinal de recessão ontem, em meio a crise econômica, com o anúncio de uma queda histórica na atividade industrial do país. A produção das fábricas, minas e unidades de serviços públicos dos Estados Unidos caiu 2,8% em setembro, a maior queda mensal desde dezembro de 1974, informou o Banco Central americano.

Em um ano, a produção industrial caiu 4,5% e, no terceiro trimestre, diminuiu 0,6%. Segundo analistas, a previsão era de uma redução de 1,5% na produção industrial do mês passado. Os dados negativos se somam aos já apresentados nos últimos dias. Ontem, o Departamento do Comércio informou que as vendas no varejo tiveram queda de 1,2%, maior recuo em três anos.

Bolsas

Os dados chegaram a provocar quedas nas Bolsas americanas pela manhã. A recuperação veio no fim do pregão, com aumento de compras. Na Bolsa de Nova York, o índice Dow Jones subiu 4,68%. Na Europa, porém, Paris desabou 5,92%, e Londres, 5,35%. Na Ásia, Tóquio, a maior Bolsa do continente, cedeu 11,4%. (FOL e UOL)