Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Campanhas Salariais

Metalúrgicos da Força obtêm aumento real

Os quase 800 mil metalúrgicos da Força Sindical no Estado de São Paulo chegam ao 10º ano consecutivo de aumento real de salário. A conquista já foi aprovada em diversas assembleias. Em Guarulhos, o acordo foi aprovado na noite de sexta (25). Em São Paulo e Osasco, a categoria aprovou os aumentos em assembleias domingo (27) de manhã.

Números – Os acordos garantem reajustes de 8%, a partir de 1º de janeiro (alguns grupos concederão 7,5% e mais 0,5%), e abonos salariais de 20 a 22% do salário vigente em outubro deste ano. Empresa que antecipar o pagamento do reajuste para novembro não precisará pagar o abono salarial negociado.

Ganhos – Se confirmada a inflação acumulada de 5,52% (INPC), o aumento real ficará em torno de 2,3% (foi 1,9% em 2012). E o ganho real acumulado em uma década somará cerca de 32%. Até o momento, em nove anos, o acumulado está em 29,65%.

A categoria aprovou abonos salariais, entre 20 e 22% do salário. Serão pagos em duas parcelas, a partir de dezembro. Os acordos com os grupos patronais fixam teto para aplicação do reajuste.

Pereira – José Pereira dos Santos, presidente dos metalúrgicos de Guarulhos e região, destaca o aumento real acima de 2%. Para o sindicalista, os ganhos salariais fortalecem o mercado interno. “E mercado interno forte também é fator de soberania nacional”, ele afirma.

Miguel – Com a casa lotada, os metalúrgicos de São Paulo aprovaram os acordos salariais e apontaram lutas futuras, entre as quais a exigência de redução do desconto no Imposto de Renda sobre os salários. “Sem essa recomposição, que está em mais de 62%, o metalúrgico corre o risco de ter perda salarial em janeiro”, alerta o presidente Miguel Torres.

Base – Uma das marcas da campanha salarial dos metalúrgicos este ano foi a forte participação da base. Os três principais Sindicatos (São Paulo, Guarulhos e Osasco) fizeram cerca de 1,5 mil assembleias de campanha, em fábricas de todos os portes.

Mais informações: www.fedmetalsp.org.br