O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Mococa, o Chico, eleito vereador de Mococa com 2.134 votos.
Com 2.134 votos, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Mococa e Região, Francisco Sales Gabriel Fernandes, o Chico, se tornou o vereador mais bem votado das eleições municipais em Mococa, ocorridas no último dia 5 de outubro.
Com esta performance, Chico do Sindicato vai assumir – a partir de primeiro de janeiro de 2009 – uma das dez vagas de vereador da Câmara mocoquense, sendo que o total de votos obtidos por Chico representa aproximadamente 5,5% dos votos válidos (cerca de 38 mil de um universo de 51.662 eleitores, conforme dados do Cartório Eleitoral).
Esta é a segunda vez que Chico do Sindicato concorre ao cargo de candidato a vereador de Mococa. Há quatro anos, embora tenha sido o segundo candidato mais bem votado do pleito de 2004, o líder sindical acabou não eleito devido ao chamado coeficiente eleitoral, que leva em conta a proporcionalidade de vagas disponíveis na Câmara e a coligação partidária em relação ao número de eleitores.
Com uma campanha focada nos reais interesses da classe trabalhadora, Chico do Sindicato obteve apoio considerado por ele imprescíndivel dos metalúrgicos mocoquenses, além dos simpatizantes da sua candidatura – já fora do meio sindical ou puramente trabalhista – pelos eleitores de maneira geral.
Uma de suas várias propostas para o pleno desenvolvimento de Mococa, a criação de uma secretaria ou departamento municipal de Emprego e Renda, foi apresentada durante a campanha eleitoral. A proposta reflete sua preocupação com a qualidade de vida e a igualdade de oportunidades para toda a população mocoquense.
Esta e outras sugestões, verdadeiras bandeiras de lutas, expostas por Chico, permitiram que o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos fosse reconhecido pelos eleitores pela sua capacidade de mobilização ética, decência e respeito à vida partidária, que reafirmam a política como meio de transformação – para melhor – de vida humanas.
PRESIDÊNCIA – e com o fim da campanha eleitoral, Chico reassumiu, neste dia 6 de outubro, a presidência do Sindicato dos Metalúrgicos de Mococa e Região, da qual se licenciou para se dedicar à campanha de vereador, e, principalmente, devido às imposições da legislação eleitoral. Chico ficou de licença por 4 meses, sendo substituído no período pelo vice-presidente, Silvio Resende Melo, que retorna, agora, à antiga função.
por Bira Mariano