A fábrica de São José dos Pinhais, PR, receberá novos investimentos da Volkswagen brasileira. A informação foi revelada por Thomas Schmall, presidente da montadora, na segunda-feira, 15, durante apresentação Congresso AutoData Perspectivas 2013, no WTC Convention Center, em São Paulo.
O executivo afirmou que a unidade voltou aos planos após acordo salarial válido por três anos fechado em setembro com o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba.
O executivo não deu pormenores a respeito do modelo que será produzido no Paraná, mas descartou a possibilidade de ser de outra marca do Grupo. Na inauguração da planta, em 1999, da linha saíam tanto VW Golf quanto Audi A3. Hoje, além do mesmo Golf, a unidade produz também a linha Fox.
Esse acordo, combinado com aquele já fechado para Anchieta e Taubaté, de duração semelhante, é parte da estratégia da Volkswagen para ampliar em 30% seu índice de produtividade no Brasil. Outros ingredientes são a adoção, aqui, de plataforma única e modular, capaz de produzir modelos de segmentos A e B, além de maior automação duas unidades.
Mercado
O presidente da Volkswagen acredita que o mercado acompanhará o crescimento do PIB em 2013, alcançando 3,8 milhões de unidades, com menor vigor no primeiro trimestre. Até 2018 a expectativa é mercado interno de 5 milhões de veículos – que será repartido com novas marcas, que estão chegando para acirrar a concorrência.
“A capacidade de produção da indústria deverá dobrar de 2011 a 2016, para 5 milhões de unidades. Acredito que com crescimento de 4% a 6% ao ano o mercado conseguirá se desenvolver sem dar origem a uma guerra de preços.”
Fonte: Auto Data – 15/10/2012