Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Recordando Sidelpa com atos em Cali nos dias 5 e 6

Arte CNTM/Vanderlei Tavares

A Gerdau entrou na Colômbia comprando 11 plantas de fabricação e de processamento de aço. A maioria pertencia à DIACO. A Gerdau adotou o nome DIACO-Gerdau e colocou a maioria das suas propriedades debaixo desse nome, exceto uma planta em Cali: a Sidelpa.

Nesse caso, a Gerdau manteve o nome e a estrutura jurídica original. O Sindicato em Sidelpa era forte e militante e tinha negociado durante muitos anos um muito bom convênio coletivo. A Gerdau, porém, não queria que vingasse o exemplo.

No dia 22 de junho de 2009, a Gerdau anunciou o encerramento de Sidelpa. Com isso o Sindicato desapareceu, bem como o convênio coletivo, negociado através de muitas lutas e sacrifícios dos trabalhadores.

A Gerdau deixou a planta parada por algum tempo. Depois, pouco a pouco, começou a operar novamente essa planta, mas sob o nome de DIACO e dizendo que a DIACO está alugando as atividades. Hoje a planta está funcionando com a produção quase completa, mas sem Sindicato que proteja os trabalhadores.

A CUT del Valle (Central Sindical dos Trabalhadores Colombianos), o Sintrametal (Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Gerdau) e o Comitê Mundial dos Trabalhadores da Gerdau não ficarão calados perante esta situação.

Nos dias 5 e 6 de junho de 2012 serão realizados uma série de eventos em Cali (incluindo uma manifestação em frente da planta) para recordar o encerramento há 3 anos e dizer à Gerdau que não esquecemos o que se passou.

Os Sindicatos irmãos de todo o mundo estão convidados a participar dos eventos. Se o teu Sindicato tem interesse em conhecer mais detalhes, envia um e-mail, para mais informação. Anexamos uma folha informativa, anunciando o evento.

Contato: jgarcia-orgales@usw.ca

Texto enviado por Manuel Campos, Coordenador de Projetos do IG Metall – IMB/FITIM
manuel.campos@igmetall.de e campos.bausch@hotmail.com