Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Qualificação em alta no setor metalmecânico

A avaliação feita pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (STIMMME) de que os profissionais do segmento estavam ávidos por oportunidades de qualificação mostrou-se acertada. 

Desde sua criação pela entidade, há dois anos, o Cepromec-BG, centro profissionalizante para o setor, já qualificou cerca de 10% dos trabalhadores da categoria na cidade. Suas turmas estão sempre com lotação máxima e há fila de espera para diversos cursos – resultado da fórmula que privilegia a prática, aproximando os alunos da realidade que encontrarão no dia a dia nas indústrias. Mais do que oferecer formação, a escola tem se destacado no encaminhamento ao mercado de trabalho. Cerca de 50 estudantes saíram das salas de aula do Cepromec direto para o parque fabril de empresas metalúrgicas entre 2010 e 2011.

A saber: Esses bons números estão ligados, entre outros fatores, ao momento de expansão pelo qual passa o setor metalúrgico em Bento Gonçalves. Dados da pesquisa Panorama Socioeconômico, divulgada no ano passado, mostram que o segmento assumiu a liderança no município em números de empresas: 352, contra as 300 indústrias de móveis que ocupam a segunda colocação.

Sobre o Cepromec-BG

O Cepromec-BG é um projeto encampado pelo STIMMME que ganhou contornos reais no início de 2010. A iniciativa surgiu da dificuldade em encontrar trabalhadores preparados para atender às necessidades do cada vez mais exigente mercado nos segmentos metalmecânico e de material elétrico. Com a criação do Centro, o setor consolida importante avanço rumo à formação de um contingente de mão de obra especializada.

Sobre o STIMMME-BG

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves representa cerca de 3,5 mil profissionais associados em sua base territorial, que abrange 18 municípios da região Nordeste do estado (Bento Gonçalves, Fagundes Varela, Guabiju, Protásio Alves, São Jorge, Vila Flores, Vista Alegre do Prata, Nova Bassano, Nova Araçá,  Paraí, Guaporé, Dois Lajeados, São Valentim do Sul, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Veranópolis, Nova Prata e Cotiporã). Isso corresponde a um contingente de aproximadamente 14 mil trabalhadores das indústrias metalúrgicas, mecânicas e de material elétrico ligados à entidade presidida por Elvio de Lima. O STIMMME-BG atua desde 1967 na defesa dos interesses e conquista de benefícios para os profissionais do setor. Hoje, oferece uma série de serviços e facilidades para o associado, que podem ser conhecidos através do site www.stimmme.com.br.

Por Andreia Dalla Colletta
pauta@exatacomunica.com.br
54 3055.2225