Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Dirigentes metalúrgicos comentam vitória salarial

“Chegamos ao final de mais uma vitoriosa campanha salarial para a categoria metalúrgica. Depois de muita mobilização, assembleias, atos e decretação de estado de greve, os cerca de 800 mil metalúrgicos do Estado de São Paulo conquistaram um forte reajuste salarial e demonstraram que é possível, sim, ter aumento real no País, para valorizar a classe trabalhadora e contribuir com o ritmo de crescimento produtivo no País. Parabéns trabalhadoras e trabalhadores metalúrgicos!”, diz Mônica Veloso, presidenta da CNTM.

A mobilização dos metalúrgicos fortaleceu a ação dos sindicatos na negociação com o setor patronal e assegurou reajuste salarial geral de 10%, incluindo um aumento real de mais de 3%. Nos pisos salariais, o ganho real é ainda mais expressivo, de até 12,11% (cerca de 5,11% de aumento real). A categoria também receberá abonos de 26% e 28%, mais um aporte para a conta bancária dos companheiros.

Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes: “com mais dinheiro no bolso, a classe trabalhadora terá mais poder de compra para consumir, colaborar com o setor produtivo e consequentemente com a economia do Brasil perante um cenário mundial ainda complicado”.

Cláudio Magrão, presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo: “a vitória da campanha salarial é resultado do empenho sindical e mostra que juntos podemos ir muito mais longe, rumo às conquistas que a categoria metalúrgica deseja e merece”.

Jorge Nazareno, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco: “a unidade e a organização fazem a diferença para que avancemos em nossas conquistas”.

José Pereira dos Santos, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos: “sindicalismo é o único movimento que promove uma efetiva distribuição de renda no Brasil, que eleva o poder de compra das famílias, aquece a economia regional, fortalece o mercado interno, alimenta o ciclo ativo da economia e gera benefícios para toda a sociedade”.

Aparecido Inácio da Silva, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul: “nossas conquistas salariais mostraram o poder de organização dos trabalhadores”.

Cícero Martinha, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá: “é através dos salários atualizados que temos condições de fazer nossa parte no mercado interno”.

Francisco Sales Gabriel Fernandes, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Mococa e vice-presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo: “como de tradição, estivemos nas assembleias nas portas das fábricas e comemoramos com a categoria a conquista”

Eliseu Silva Costa, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí: “foi uma negociação difícil, mas os companheiros se uniram e conseguimos alcançar o que queríamos e ampliar ainda mais os benefícios da nossa categoria.

Paulinho
, presidente da Força Sindical: “os trabalhadores fecharam acordos com reajustes que ultrapassam a inflação, com aumento real, mais um exemplo de como o Brasil deve se preparar para enfrentar o impacto do abalo econômico mundial e manter seu crescimento”.

Por Val Gomes
Redação CNTM
www.cntm.org.br

Foto: Jaélcio Santana