Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Metalúrgicos discutem aumento salarial com Fundição


Trabalhadores também discutem ajustes em cláusulas da Convenção
 

Ontem (25), dirigentes sindicais ligados à Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo reuniram-se com membros do grupo patronal Fundição para avançar nas negociações pela Campanha Salarial 2011.
A reunião aconteceu às 15 horas, na sede da ABIFA – Associação Brasileira de Fundição (Av. Paulista, 1274, São Paulo).

A Federação (ligada à Força Sindical) congrega 54 sindicatos, que representam cerca de 800 mil trabalhadores no Estado de São Paulo, com data-base em 1º de novembro. 

Durante o encontro, dirigentes debateram questões como ajustes da cláusula do “Programa Jovem Aprendiz”, para que as empresas não burlem a legislação, contratando jovens para trabalharem na linha de produção, mas receberem salários que se enquadram nos acordos do programa de incentivo de primeiro emprego.

Destaque também para o ajuste das cláusulas referentes às novas normas de segurança divulgadas pelo Ministério do Trabalho. Para Edison Venâncio, secretário-geral da Federação e de relações internacionais da CNTM, “estamos atualizando permanentemente as cláusulas para que não fiquem em desacordo com a legislação”, destacou.

Reajuste – A expectativa de reajuste salarial é positiva, uma vez que os grupos patronais, mesmo que oscilando entre momentos de alta e períodos de crise, obtiveram muitos ganhos no acumulado dos últimos anos. De acordo com Francisco Sales, o Chiquinho, vice-presidente da Federação, “o Brasil absorveu a crise, superou-a e não há mais espaço para argumentos de que os grupos patronais não obtiveram grandes ganhos”, ressaltou.

Nova rodada de negociação com o Grupo Fundição está agenda para 03/11/2011, às 10 horas, na sede da Federação dos Metalúrgicos (rua Pará, 66, São Paulo).

Por Ricardo Flaitt
Assessoria de Imprensa da Federação dos Metalúrgicos SP
www.fedmetalsp.org.br