Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Demitidos vão ao Sindicato de São Paulo para ação do aviso

Jaélcio Santana


Dezenas de trabalhadores metalúrgicos foram ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, na sexta-feira, 14 de outubro, para a abertura de processo de cobrança do aviso prévio proporcional ao tempo trabalhado. São trabalhadores que foram demitidos nos últimos 24 meses e que trabalharam mais de um ano na empresa.

Entre os presentes há trabalhadores demitidos com tempo variável de empresa, como o pintor de autos Raimundo Dantas de Souza, que trabalhou 34 anos na mesma empresa e foi demitido há 1,5 ano. “Quero ver o que eu tenho direito”, disse. Para o Sindicato, Raimundo tem direito a mais 60 dias de aviso prévio.

“Estamos na luta pelo reconhecimento desse direito retroativo. No nosso entendimento, os demitidos têm direito à diferença do aviso prévio, porque a lei – aprovada no Congresso e sancionada pela presidenta Dilma – regulamenta um benefício garantido na Constituição desde 1988 e a legislação garante até dois anos após a demissão para o trabalhador cobrar direitos na Justiça”, afirma o presidente do Sindicato, Miguel Torres, que recepcionou os trabalhadores.

Local e documentos – O trabalhador metalúrgico interessado deve comparecer ao Sindicato, rua Galvão Bueno, 782, Liberdade, São Paulo, com os seguintes documentos: carteira profissional, cópia e original do termo de rescisão do contrato de trabalho, documento de identidade (RG, CPF e PIS), e comprovante de residência.

O atendimento é feito no andar térreo do Sindicato e vai continuar por tempo indeterminado.

www.metalurgicos.org.br
 

Por Débora Gonçalves e Val Gomes
Assessoria de Imprensa