Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Consumidor volta a confiar na economia, apontam dados da FGV

Após três meses de pessimismo, o consumidor brasileiro volta a acreditar na economia. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) pela Sondagem de Expectativas do Consumidor subiu 4,2% entre agosto e setembro de 2008, ao passar de 108,2 para 112,7 pontos. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, o ICC volta a apresentar variação positiva, de 3,4%. Entre agosto e setembro, tanto as avaliações sobre a situação atual quanto as expectativas em relação aos próximos meses tornaram-se mais favoráveis. O Índice da Situação Atual elevou-se em 7,9% e o Índice de Expectativas em 2,1%.

A avaliação feita pelo consumidor em relação à situação econômica da cidade em que reside foi o quesito que mais influenciou na evolução do ICC neste mês. Entre agosto e setembro, a parcela dos que avaliam a situação econômica local como boa elevou-se de 13,8% para 16,9% do total. A proporção dos que a avaliam como ruim diminuiu de 40,6% para 34,2%.

Também houve melhora nas expectativas para os próximos seis meses: a parcela dos que esperam melhora da situação econômica local aumentou de 26,6% para 31,3%. A dos que projetam piora reduziu-se de 13,8% para 13,1%. A Sondagem de Expectativas do Consumidor é realizada com base numa amostra de mais de 2000 domicílios em sete das principais capitais brasileiras. A coleta de dados para a edição de setembro foi realizada entre os dias 1º e 19 de setembro de 2008.

Fonte: InvestNews