Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Greve na Valtra contra demissões em massa nesta sexta-feira (3/6)

O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes vai parar a fábrica de tratores e implementos agrícolas Valtra, em Mogi das Cruzes, nesta sexta-feira (dia 3), em protesto às demissões em massa que a empresa começou a promover. Ela demitiu 120 funcionários na última segunda-feira, dia 30, mas esse número pode chegar a 300, segundo informações obtidas pelo Sindicato.

Após demitir, a empresa dispensou os demais funcionários por dois dias, para reorganizar os turnos de trabalho – a fábrica, com cerca de 1.400 trabalhadores, trabalhava com três turnos.

Logo cedo, às 8h, será realizada uma assembleia na porta da fábrica – rua Cap. Francisco de Almeida, 695, bairro Brás Cubas, Mogi das Cruzes – para discutir a situação.

“A empresa não procurou o Sindicato para tratar da questão. Queremos negociar alternativas à demissão e reverter esse quadro”, afirma o secretário-geral do Sindicato, Jorge Carlos de Morais.

No ano passado, a Valtra já tomou medidas arbitrárias e prejudiciais aos trabalhadores. “Ela mudava constantemente o horário de trabalho, obrigava o pessoal a fazer hora extra, cancelava folgas, desrespeitando o horário dos que estudam e fazendo intimidações”, conta o diretor do Sindicato Silvio Bernardo.

Para o presidente do Sindicato, Miguel Torres, esta é uma situação inaceitável. “Somos defensores da produção e do emprego. Na crise financeira, em 2009, negociamos com várias empresas alternativas às demissões, até que a produção voltasse ao normal. Queremos fazer o mesmo com a Valtra”, afirma.

www.metalurgicos.org.br