Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Rede ArcellorMittal se reúne em Osasco

Durante os dias 30 e 31 de maio de 2011, o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e região sediou mais um encontro da Rede Nacional dos Trabalhadores na ArcellorMittal. Este encontro, que foi o primeiro da rede em uma base da Força Sindical, propiciou intensos debates sobre as negociações de Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) para este ano de 2011, o panorama atual da siderurgia mundial e nacional e outras questões do dia a dia da empresa.

As exposições contaram com a participação dos Técnicos do Dieese, Roberto Anacleto e Rafael Serrao, e do representante da Federação Internacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (FITIM) no Brasil, Manuel Campos.

“A rede permite um intercâmbio de informações e experiências do que somos capazes de produzir”, disse Mônica Veloso, presidenta da CNTM e secretária-geral do Sindicato. Ela afirmou que o fortalecimento desta modalidade de organização é prioridade da CNTM.

Também participaram do evento: o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco Marcos de Sousa Roca, o coordenador da Rede ArcelorMittal na CNTM/FS Everaldo dos Santos, o secretário de Relações Internacionais da CNM/CUT, Valter Sanches, o secretário de organização da CNM/CUT, Ubirajara de Freitas, o presidente da FEM/CUT-MG, José Wagner de Oliveira, que também é o representante brasileiro no Comitê Mundial da empresa, e o secretário-geral da CNM/CUT, João Cayres.

Presentes também os representantes sindicais das unidades de Timóteo (MG), BH/Contagem (MG), Serra (ES), Feira de Santana (BA), Itaúna (MG), João Monlevade (MG), Juiz de Fora (MG), Osasco (SP), Piracicaba (SP), Sabará (MG) e Vespasiano (MG).

Uma nova reunião da rede foi agendada para o próximo dia 21 de junho, em Belo Horizonte, para discutir as propostas de PLR apresentadas pelas empresas.

Assembleia na planta de Osasco

Na terça-feira, 31 de maio, os trabalhadores na unidade de Osasco participaram de uma assembleia organizada pela Rede Nacional dos Trabalhadores na ArcelorMittal. Esta ação foi uma resposta imediata à atitude da empresa de não liberar os participantes do encontro a realizar uma visita na unidade. Com grande participação dos trabalhadores, os sindicalistas aproveitaram para informar sobre a existência da Rede e sua importância na organização dos trabalhadores na ArcelorMittal.

Participação da FITIM

Manuel Campos apresentou o resultado da pesquisa feita com os trabalhadores representantes da Rede ArcelorMittal do Brasil. Na ocasião, foi informada a decisão da FITIM de permitir a presença de dois representantes por central filiada do Brasil na Rede Latinoamericana da ArcelorMittal.

Na assembleia da fábrica de Osasco, Manuel Campos também protestou contra a decisão da ArcelorMittar/Bekaert de não permitir a entrada dos membros da rede na visita à fábrica.

Ele observou a publicidade da própria empresa, que na portaria da fábrica apresenta o seguinte slogan “Better together” (melhor juntos), e encorajou todos os trabalhadores a fortalecerem a solidariedade e a se juntarem ao seu Sindicato, única organização que os defendem.

Manifesto da Rede dos Trabalhadores da
ArcelorMittal do Brasil aos companheiros de Osasco

“A  Rede dos Trabalhadores da ArcelorMittal do Brasil está reunida aqui em Osasco, com todos os representantes dos sindicatos em nível nacional, para deliberação de vários assuntos de interesse dos trabalhadores.

Como parte da programação, estava prevista uma visita na unidade BBA Osasco. A rede encaminhou, através do Sindicato local, um pedido oficial para a direção da empresa solicitando a liberação para a visita. Esta foi negada e a empresa nem se deu ao trabalho de encaminhar uma resposta oficial. Diante desta atitude decidimos fazer este manifesto.

Nós, representantes dos trabalhadores da ArcelorMittal do Brasil e membros da Rede de Trabalhadores, estamos aqui na portaria desta fábrica, para mostrar nossa indignação. Mais uma vez comprovamos o não reconhecimento da representação dos trabalhadores da ArcelorMittal  deste comitê por parte da empresa. Companheiros, a Rede tem como objetivo buscar ações sindicais positivas, ser um instrumento de organização dos trabalhadores, buscar o diálogo e ser uma ferramenta de negociação. Queremos deixar claro que, a qualquer movimento de retaliação por parte da ArcelorMittal, responderemos imediatamente com as ações necessárias.

Por Sindicatos dos Metalúrgicos das cidades de Osasco (SP), BH/Contagem (MG), Juiz de Fora (MG), Serra (ES), Vespasiano (MG), Sabará (MG), João Monlevade (MG), Piracicaba (SP), Itaúna (MG), Feira de Santana (BA) e Campinas (SP).

Osasco/SP, 31 de maio de 2011


Fontes: Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, Redação CNTM, Dieese/CNTM/Força Sindical, FEM/CUT-MG e Imprensa CNM/CUT